História
por Interlegis
—
publicado
05/10/2017 16h25,
última modificação
15/06/2023 09h14
Textos sobre a história do munícipio, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planalto_(S%C3%A3o_Paulo)
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO |
---|
Planalto é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 4.463 habitantes (IBGE/2010). A cidade faz parte da região metropolitana de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
A versão oficial do surgimento do município conta que no início do século XX, entre os rios Tietê e Santa Bárbara, a 75 km de São José do Rio Preto, um grupo de pessoas levantou um cruzeiro de madeira tosca, que se constituiu em uma povoação que recebeu o nome de "Lagoa".
Em 21 de agosto de 1907, o povoado foi elevado à Distrito de Paz, com o nome de Avanhadava, pertencente ao município de São José do Rio Preto. Passou a denominar-se Planalto em 22 de março de 1945, e foi incorporado ao município do mesmo nome em 1º de janeiro de 1949. O município foi emancipado em 3 de abril de 1949, constituído pelos Distritos de Planalto e Zacarias. O primeiro Prefeito foi o Sr. Taufick Domingues, que exerceu o cargo até 1953.
DEMOGRAFIA
CONSULTE A DEMOGRAFIA DO MUNICÍPIO PELO O SITE DO IBGE: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/planalto.html e abra o relatório atualizado.
COMUNICAÇÕES
A cidade foi atendida pela Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP) até 1975, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu em 1982 a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.
BANDEIRA DE PLANALTO
CONHECENDO A BANDEIRA DE PLANALTO - SP
Um concurso definiu os traços da bandeira de Planalto - SP, sendo o vencedor do concurso Senhor Ulisses Tadeu Busato. A nós informa as razões das cores e o formato do desenho. A ideia defendida é que a bandeira apresentasse o município como tal, observando todas as particularidades e trabalhos do município. A mesma passaria a ser conhecida no estado, no país, com cores harmoniosas e uma representação.
Como se tratava de um projeto que marcasse a história e se tornaria um símbolo do município de Planalto, o mesmo debruçou-se a pesquisar, estudar e criar.
Pesquisou livros que falavam sobre símbolos e bandeiras, tanto na história brasileira como na história dos países europeus, os quais sempre tiveram nas suas bandeiras a representação de sua pátria, casta ou clã. Assim, foi juntando elementos e criando, até chegar no modelo que foi declarado vencedor do concurso e hoje é nosso símbolo oficial.